top of page
Cópia de cafe03_01.jpg

Sítio Pinhalzinho
Nossa história

No município de Caconde, em São Paulo, região predominantemente cafeeira, o sítio Pinhalzinho está localizado há mais de 30 anos, e passado de geração a geração, tem se dedicado a produção de café.

Em 1982 o sítio foi adquirido por Carlos Zulli, pai da atual proprietária, e assim, ele e sua esposa Sonia passaram a viver lá. 

 

Foram muitas alegrias, rodeados de quem mais amavam. Dias extremamente felizes que lembraremos  com muito carinho. Mas da mesma forma que houveram momentos maravilhosos, também enfrentaram muitas dificuldades.

Em 1997 Carlos veio a falecer e no ano de 2000 Juçara, sua filha, assumiu o sítio. 

cafe10.jpg
pexels-maddy-freddie-7945803.jpg

Iniciou-se uma tentativa de recuperação do sítio Pinhalzinho com a variedade Mundo Novo num espaço de aproximadamente 1 alqueire, e após dois anos, deu certo. A plantação foi aumentando e introduzimos a variedade Catuaí Vermelho. Mesmo aumentando a produção, não obtivemos uma boa resposta. 

A qualidade do café era baixa e muitos adubos químicos, defensivos e pesticidas eram utilizados.  O sítio não possuía nenhuma ligação com associações ou cooperativas, o que dificultava o acesso a tecnologias e insumos. Por fim, em 2002 passamos por uma forte chuva de granizo, que arrasou com 70% da nossa produção. 

Nada andava bem.

cafe15.jpg
cafe04.jpg

Sítio Pinhalzinho
As mudanças

Neste momento, foi necessário escolher entre dois caminhos: a descontinuidade da cultura ou sua recuperação. E apesar de tudo, optamos pelo caminho do coração.

Ficou claro que, manter o mesmo método de plantio, não tornaria o sitio autossustentável e que somente com uma mudança de filosofia poderíamos recuperar o plantio​. 

 

A primeira ação foi se filiar a uma associação, onde passamos a ter contato com a tecnologia de produção biodinâmica de cafés finos, na qual se minimiza o uso de defensivos e pesticidas e procura-se utilizar adubação orgânica e controle natural da biota do solo.​Iniciamos com mapeamento das condições do solo e análise​, além do trabalho de desenvolvimento onde nós, Eneas (agrônomo) e Silvio (funcionário encarregado de gerenciar o sítio), passamos a trabalhar juntos discutindo e procurando por soluções em conjunto. 

cafe07_edited.jpg
cafe13.jpg

Tratamos também de melhorar os procedimentos de colheita, lavagem e higienização dos terreiros de secagem, além do controle de fungos, que poderiam alterar sabor​.

Dessa forma, obtivemos uma grande melhora na qualidade e produção, e felizmente, agora produzimos cafés especiais com pontuação SCAA superior a 84 pontos.

Com as melhorias no plantio, estudos do solo, respeito a natureza e seguindo os principais preceitos de uma produção biodinâmica, conquistamos ótimos resultados em 2021 na variedade Mundo Novo (SCA 85.5FS) e na variedade Catuaí Vermelho (SCA 84.5FS). Decidimos em 2022 criar a marca Café Zulli, para levar ao público colheitas de excelente qualidade.

foto_cafe_instagramer copiar_edited.jpg
cafe12_edited.jpg

Sítio Pinhalzinho
Bioma

Por conta da utilização de adubos orgânicos e controles de pragas ecologicamente mais responsáveis os animais tem retornado, se integrando ao café e as matas preservadas​.

A área preservada de mata contempla,  bambuzais, jatobás, uvaias, pecãs, guatambus, entre várias outras espécies.

Podem ser avistados percorrendo a área do sitio seriemas, tucanos, macacos, tatus, tuius, jacus e lebres.

O sítio também conta com trinta colmeias de abelhas sem ferrão próximas ao café e aos bosques, que ajudam na polinização e produção de mel.

Bioma
bottom of page